23.12.04

Sentimentos natalinos

No final do ano, perto do Natal, as pessoas têm a tendência de serem mais solidárias, terem mais compaixão, estarem mais bem dispostas com as outras, num é? Nem sempre é assim...
Eu sou uma pessoa extremamente sentimental (às vezes até demais). O Natal é uma época muito importante pra mim, me faz recordar da minha infância e eu preciso da minha família junto a mim. Na nossa casa temos umas certas tradições, como juntarmo-nos, darmos as mãos num círculo e cantarmos Noite Feliz perto da meia-noite. Parece uma coisa meio careta, e apesar de eu num ter nada de careta, acho importante conservar esse costume. Meus Natais foram sempre muito importantes e emocionantes, e gostaria que meu filho se lembrasse dos dele com o mesmo sentimento bom que eu me recordo dos meus. "Coisa caretésima" (mais uma vez), vocês podem dizer, mas é assim que eu sou. A véspera de Natal me parece um dos poucos momentos em que as famílias se reunem e tentam (eu disse "tentam") esquecer as mágoas e se dar uma nova chance. Por que, então, não cultivar isso? Não acredito que seja caretice ou falsidade, mas os que discordam podem me provar o contrário...
Nossa! Mas os dias que antecedem a tal véspera natalina são de extrema tensão (pelo menos aqui em casa...). É a minha mãe às voltas com os preparativos da ceia (sempre dizendo que no ano que vem num vai mais fazer nada), eu detestando enfrentar os shoppings lotados de gente histérica querendo fazer suas compras (bom, eu ODEIO shopping em qualquer época do ano!!!), meus irmãos não fazendo nada e se estressando uns com os outros (e eu me incluo nessa), meu filho mudando de presente que vai pedir ao Papai Noel a cada instante (esse ano a dúvida foi entre um tal de "Power Ranger MegaZord vermelho que vira leão", uma luva do Homem-Aranha que solta teia, água e dardos de espuma, e uma pista de dinossauro da Hotwheels), e vários outros estresses do cotidiano.
Mas tudo parece ser esquecido quando nos reunimos para ceiar e vemos as carinhas felizes das crianças procurando o Papai Noel enquanto colocamos os presentes debaixo da árvore e dizemos que ele já foi embora. Essa felicidade parece compensar e deletar toda apreensão da véspera.
Sim, eu curto muuuito o Natal e todas as suas "caretices".

Pena que não conseguimos manter essa tal disposição e afeto o ano inteiro... Mas, romântica inveterada que sou, não desistirei de acreditar que a humanidade ainda tem salvação...

Um Feliz Natal a todos! Paz no coração!

1 Comments:

Blogger Unknown said...

/sempre fui empolgadíssimo com o Natal. entretanto, nos últimos tempos, ele tem perdido o encanto pra mim. Normal, um dia qualquer. O que as pessoas fazem nele, poderiam fazer em qualquer dia do ano... Mas é bacana vc manter a tradoição. Crianças merecem saber oq é essa festa! :)

5:41 PM

 

Postar um comentário

<< Home